quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Papa Bento XVI vs. Homossexualidade

O papa Bento XVI afirmou que os homossexuais devem ser respeitados como pessoas que "não devem ser discriminadas porque apresentam aquelas tendências". "O respeito pela pessoa é absolutamente fundamental e decisivo", defendeu o Pontífice. Ele completou que, "todavia, o profundo sentido da sexualidade é um outro. Poderia dizer, querendo se expressar nestes termos, que a evolução gerou a sexualidade com a finalidade da reprodução".


Precisamos mesmo de alguém que "impere" respeito entre a sociedade e os homossexuais, ou é dever nosso consquistar respeito dentro da sociedade (?) Com toda certeza as reverências que adiquirimos por toda vida é fruto do nosso esforço, das atitudes tomadas, dos direitos reivindicados e de nossa postura na sociedade - de respeito, de tolerância e de compaixão -, não precisamos de alguém que, em público, diga: "os homossexuais devem ser respeitados". Isso, com um mínimo de consciência ou por quem não discrimina, é um tanto quanto óbvio, pois respeito pelo próximo, diante etnia, raça, religião ou sexualidade, é fundamental para uma boa conduta dentro da sociedade.

Além disso, essa pronúncia não ameniza as atitudes preconceituosas e discriminantes da Igreja Católica, quanto ao casamento, às relações e à adoção gay. Para muitas pessoas , conscientizadas e sem preconceitos, isso pode ser encarado como um grande avanço social; não nego que seja, mas eles não sentem na pele todos os dias os mais variados tipos de discriminação que os homossexuais sofrem e consequentemente se submetem.

Não estou aqui desdenhando o papel de querer mudar a atitude de um cidadão, mesmo porque nem eu nem ninguém têm esse poder, procuro apenas, com essas iniciativas, tentar universalizar os que discriminam numa sociedade com tanta diferença étnica, como a nossa.

-

Nenhum comentário:

Postar um comentário