quarta-feira, 16 de março de 2011

Observe diante os seus olhos;

Muitos preconceituosos discriminam por pura ignorância, por falta de consciência e por não saberem encarar o “novo” como algo absolutamente normal. Afinal o mundo é feito de diferenças, basta aprendermos a conviver com isso sem qualquer tipo de julgamento ou pré-conclusão diante etnia, raça ou sexualidade. Imagina só se vivêssemos entre iguais, com as mesmas opiniões, as mesmas críticas, as mesmas atitudes e as mesmas emoções (?)... Pois é, seria, sem dúvida, um mundo rodeado de monotonia e ‘mesmice’, no qual não haveria debates, conversas, entrosamento entre as pessoas, ou seja, sem nenhum tipo de confraternização social.

Como muitos sabem, a palavra preconceito significa resumidamente “conceituar antes de se informar”, ou seja, tirar conclusões precipitadas, afirmar antes de saber ou simplesmente discriminar sem razões; substantivo este que infelizmente avança diante a sociedade - de um modo generalizado. Muitas pessoas se preocupam mais em julgar o que não conhecem, do que com o que se passa diante seus olhos todos os dias; eu me refiro aos diferentes tipos de violência que a sociedade sofre diariamente.

O difícil de entender é a falta de preocupação da população diante pedofilia, violência doméstica, exploração e abusos sexuais, tráfico de drogas, furtos... Enfim! Uma imensidão de padecias que nos são informadas comumente; e a rejeição destes diante homossexuais, que são agredidos sem nenhum tipo de justificação ou pelo simples fato de terem sua sexualidade fora do “padrão” que a sociedade está acostumada a vivenciar.

O motivo principal da discriminação sexual está relacionado, principalmente, com a falta de informação da população diante este assunto, ou seja, pouco se é transmitido sobre a comunidade GLBT para as pessoas. Os telejornais, revistas ou rádios, dão preferência àquilo que agride a sociedade ao que poderia conscientizar as pessoas sobre as diferenças existentes entre elas; um exemplo claro é a inibição de cenas gays nas novelas, que são tratadas como algo grotesco e diferente para os telespectadores entenderem.

A agremiação homossexual necessita de espaços dentro das sociedades, não espaços preferenciais e sim espaços de conscientização, que ajudariam os interessados com informações sobre tais pessoas que, não se distinguem das outras por ter sua sexualidade diferente. E os nossos olhos não deveriam se voltar, somente, ao que é catastrófico para o mundo, e sim para o que é benéfico às pessoas.

"Somente quando tivermos coragem para encarar as coisas exatamente como elas são, sem decepção pessoal ou ilusão, uma luz se desevendará dos acontecimentos, através do qual o caminho para o sucesso será conhecido." (I ching)


Carlos Augusto Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário