terça-feira, 17 de maio de 2011

Dia Internacional contra a Homofobia;

Há algumas décadas atrás o termo “homossexualidade” servia para designar algum distúrbio ou síndrome sexual, isso mesmo, para os médicos, da época, uma pessoa homossexual era portadora de alguma “doença” até certo ponto curável. Felizmente, à base de estudos e pesquisas, foi decretado, por volta de 1990, a exclusão da homossexualidade da CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados a Saúde), sendo classificado posteriormente, e até hoje, como “orientação sexual” – onde o indivíduo tem um senso de realidade pessoal e social com base em suas atrações físicas ou emocionais por pessoas do mesmo sexo.

Por esse motivo, dia 17 de maio é considerado o “Dia Internacional contra a Homofobia”. Data marcada por protestos, marchas, debates e diversos outros tipos de manifestações em diversos países, onde o principal intuito é romper o silêncio das pessoas e combater todos os tipos de discriminação que existem dentro da sociedade. Obviamente que todo dia é dia de combater o preconceito, por isso essa data é apenas simbólica.

Nós brasileiros, gays ou não, temos muito o que “comemorar” hoje, pois graças a boa conduta e a conscientização de muitos deputados no plenário federal, o casamento homoafetivo (ou simplesmente união estável entre casais homossexuais) foi legalizado alguns dias atrás, e além disso, é visível o tamanho dos “braços abertos”, por muitas pessoas dentro da sociedade, em abraçar o combate ao preconceito no mundo. Você não precisa ser homossexual pra agir dessa forma, basta apenas refletir sobre o quão mal qualquer tipo de discriminação faz ao ambiente em que você vive.


Carlos Augusto Pereita

Nenhum comentário:

Postar um comentário